Transformadores de Medida de Média Tensão
Transformadores de Corrente de 12 a 36 kV
Estes transformadores são usados para separar os dispositivos de medição e os de proteção da alta tensão, bem como para a transformação das correntes de medição para o valor conveniente para tais dispositivos.
São adequados para instalação em subestações com tensões nominais até 36 kV.
Estes transformadores alimentam os circuitos de corrente de contadores de energia, dispositivos de proteção e outros.
Podem funcionar continuamente com um excesso de carga de 20 % e, ainda assim, manter a classe de exactidão indicada.
O isolamento básico nestes transformadores é resina epóxi. O núcleo magnético é composto por folhas magnéticas de qualidade, orientadas e laminadas a frio.
Os terminais secundários são cobertos com uma tampa de plástico que pode ser colocada.
Os transformadores podem ser fabricados com 1, 2 ou 3 núcleos magnéticos e o mesmo número de bobinas secundárias em separado.
Transformadores de Tensão de 12 a 36 kV
Estes transformadores são usados para alimentar os dispositivos de medição e os de proteção da alta tensão, bem como para a transformação da tensão para o valor conveniente para tais dispositivos.
São produzidos como transformadores de tensão isolados de um e dois polos para tensões até 36 kV, para instalação interna e externa.
A classe de exactidão deve ser escolhida de acordo com o objectivo dos transformadores:
- classe 0.1: para se obter a medição em laboratório mais exata;
- classe 0.2: para estações de medida e teste em laboratório, para se obter a medida operacional mais exata, bem como para contadores de electricidade nos grandes consumidores;
- classe 0.5: para medição operacional da tensão e potência, medida da eletricidade e abastecimento de relés auxiliares;
- classe 1: nos casos em que o transformador não tem de ter uma grande potência nominal, não sendo necessário efetuar medições mais exatas.
Isolantes do tipo Suporte e Casquilho
Os isolantes do tipo suporte são utilizados como elementos de sustentação para condutores em diversos tipos de subestações, especialmente em cabines.
Os isolantes do tipo casquilho são utilizados em diversos tipos de subestações, sempre que seja necessário passar o condutor de uma sala para a outra ou de uma sala para o espaço exterior.
Devido às características da resina epóxi, conseguem trabalhar em todas as condições de exploração, incluindo em clima tropical, especialmente em locais em que os isolantes tenham de ser à prova de humidade, influências químicas, tensões de impulso e forças de rutura.
Os isolantes do tipo suporte e casquilho são fabricados em resina epóxi como isolamento básico, cuja classe de temperatura é E/B (temperatura máxima: 130 °C).
As peças dos moldes são fabricadas em latão e são resistentes a influências químicas.
De acordo com a força de ruptura admissível, há três tipos de isolantes do tipo suporte: classe A (3,75 kN), classe B (7,5 kN) e classe C (12,5 kN).