Código de Ética
DEFINIÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DA MVA
O Código de Ética e de Conduta (Código) é o instrumento no qual se inscrevem os valores que orientam a actuação da MVA, bem como os princípios éticos e as normas de conduta a que globalmente os seus colaboradores, em concreto, se encontram sujeitos e assumem como intrinsecamente seus.
A QUEM SE DESTINA
O presente Código aplica-se a todos os colaboradores da MVA. Neste sentido, por colaboradores devem entender-se todos os membros dos órgãos sociais, consultores, directores, técnicos, comerciais e restantes colaboradores, independentemente do tipo do seu vínculo, assim como todos os demais elementos que de alguma forma actuam em nome da empresa MVA.
OBJECTIVOS FUNDAMENTAIS
Dar a conhecer aos colaboradores, clientes, entidades públicas, fornecedores e, de forma geral, a toda a comunidade os princípios e valores pelos quais a MVA pauta a sua actividade, fomentando relações crescentes de confiança entre todos eles.
Reforçar os elementos identitários da cultura da MVA.
Clarificar, junto dos colaboradores, as regras de conduta que os mesmos devem observar, através das suas decisões, comportamentos e atitudes, continua e escrupulosamente, tanto nas suas relações reciprocas, como nas relações que, em nome da MVA, estabelecem com os restantes stakeholders.
ACOMPANHAMENTO DA APLICAÇÃO DO CÓDIGO
A Comissão de Ética e Conduta está a cargo da Gerência da MVA, a qual é responsável pela implementação e acompanhamento do presente Código, pela sua interpretação e esclarecimento de dúvidas; é ainda responsável por zelar pelo seu cumprimento e por resolver qualquer questão relacionada com o seu incumprimento, tomando as providências que considere adequadas.
Qualquer pessoa poderá dirigir-se à Comissão de Ética e Conduta a fim de solicitar quaisquer esclarecimentos perante uma situação concreta, apresentar reclamação ou denunciar qualquer outra situação irregular que possa alegadamente ser passível de constituir uma violação das normas constantes deste Código.
Compete à Gerência da MVA designar o nome e contactos dos membros que farão parte da Comissão de Ética e serão divulgados a todos os Colaboradores e restantes stakeholders nos meios de comunicação online disponíveis.
A violação ou inobservância das normas gerais de conduta reflectidas no presente Código de Ética e de Conduta constitui infracção disciplinar punível nos termos dos regulamentos em vigor, sem prejuízo da responsabilidade civil, contra-ordenacional, criminal ou outra que possa ocorrer.
Princípios e Valores
MISSÃO
Na MVA, olhar o futuro com optimismo passa por actuar de acordo com os mais elevados padrões de conduta e responsabilidade social.
No sentido de satisfazer os legítimos interesses dos sócios a MVA definiu como Missão criar valor através de colaboradores competentes e motivados, satisfazendo as necessidades dos clientes e demais stakeholders.
Assim a missão da MVA é: Ser um “Solution Partner” em automação, sistemas de comunicações e energia, oferecendo uma vasta gama de produtos e serviços, com capacidade na apresentação de soluções inovadoras e eficientes para os seguintes mercados:
- Automação Industrial
- Comunicações
- Energia
PRINCIPAIS VALORES
PAIXÃO - Imprimir total entrega ao trabalho desenvolvido;
HONESTIDADE - Pautar todas as relações que são estabelecidas por princípios éticos de integridade;
CONFIANÇA – Procurar e superar as expectativas dos stackholders;
INOVAÇÃO – Surpreender e aportar Valor nas áreas de negócio onde opera;
EXCELÊNCIA - Traçar objectivos ambiciosos e usar toda a competência para os alcançar;
TALENTO - Promover o desenvolvimento do conhecimento e aptidões dos nossos profissionais;
RESPONSABILIDADE SOCIAL – Agir numa lógica de desenvolvimento sustentável, social e ambiental;
Estes valores devem ser evidenciados, através do comportamento dos seus colaboradores, nas seguintes actuações:
CLIENTES
Tratar todos os clientes com profissionalismo, competência, respeito, lealdade, boa-fé e dedicação.
Assegurar igualdade de tratamento a todos os clientes, não fazendo qualquer discriminação injustificada entre eles. Proporcionar produtos, serviços e soluções técnicas de modo a satisfazer as necessidades dos clientes, cumprindo as condições acordadas e compromissos assumidos de acordo com as expectativas depositadas.
FORNECEDORES
Escolher fornecedores, nacionais e internacionais com base em critérios imparciais, justos e transparentes, sem concessão de privilégios ou favoritismos.
A selecção deve processar-se em conformidade não apenas com as condições comerciais e qualidade dos produtos ou serviços propostos, mas atendendo também ao seu comportamento ético tal como percebido pela MVA. Honrar os compromissos assumidos.
CONCORRÊNCIA
Respeitar as regras de mercado, promovendo uma concorrência leal, evitando qualquer prática que possa impedir, falsear ou restringir de modo sensível a concorrência.
Relacionar-se com os concorrentes de forma saudável e cordial e promover o respeito e confiança mútuos.
AUTORIDADES PÚBLICAS
Zelar pelo estrito cumprimento de todas disposições legais, regulamentares e normativas nacionais e internacionais vigentes nas regiões onde opera
Prestar às autoridades de supervisão e fiscalização toda a colaboração requerida ou informação solicitada, dentro do seu alcance.
COLABORADORES
Definir as políticas de recursos humanos no respeito pela dignidade, diversidade e direitos de cada pessoa.
Não são admissíveis quaisquer formas de discriminação individual que sejam incompatíveis com a dignidade da pessoa humana, nomeadamente em razão da origem, etnia, sexo, convicção politica, confissão religiosa, orientação sexual ou deficiência física, não sendo admitidas quaisquer condutas configuradas como de assédio sexual, “mobbing” ou abuso de poder. Tratar cada colaborador com justiça e potenciar a igualdade de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, nomeadamente através de uma avaliação do desempenho, rigorosa e construtiva, da participação em programas de formação profissional e do incentivo à participação em actividades extraprofissionais.
Respeitar e promover o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal do colaborador.
AMBIENTE DE TRABALHO, SEGURANÇA E SAÚDE
Proporcionar um bom ambiente de trabalho nas mais adequadas condições de segurança e saúde no trabalho e promovendo o espirito de equipa, união e de entreajuda entre os colaboradores.
Garantir a comunicação, partilha e registo de informação entre os colaboradores.
Assegurar o cumprimento das normas aplicáveis em matéria de segurança, saúde, higiene e bem-estar no local de trabalho, devendo os colaboradores observar estritamente as leis, regulamentos e instruções internas sobre esta matéria.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Agir numa lógica de desenvolvimento sustentável nas vertentes económica, social e ambiental.
Assumir a responsabilidade social junto das comunidades onde desenvolve as suas actividades empresariais de forma a contribuir para o seu progresso e bem-estar.
Mitigar e/ou minimizar os impactos ambientais que decorrem dos aspectos ambientais associados às actividades e serviços desenvolvidos.
Promover, divulgar, estimular e influenciar os colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade em geral para a adopção das melhores praticas ambientais, nomeadamente, no que diz respeito à prevenção da produção de resíduos, à correcta segregação dos mesmos, de modo a potenciar a sua valorização e o seu correcto encaminhamento, à prevenção da poluição do ar, água e solos, assim como, o uso e ciente dos recursos naturais consumidos (água e energia).
Normas de Conduta dos Colaboradores
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Observar os princípios de lealdade, de integridade, de cooperação, de urbanidade e respeito pelas hierarquias, pautando as suas relações reciprocas na base de um tratamento cordial, respeitoso e profissional.
Promover a participação de conhecimentos ou informações e a cooperação interdisciplinar ou entre departamentos, privilegiando o espirito de equipa.
Ter um desempenho de elevado sentido de responsabilidade e cooperação privilegiando o bom ambiente e o trato pessoal quer com os colegas quer com os superiores hierárquicos e estes com os subalternos.
Implementar as decisões dos superiores hierárquicos de acordo com os planos da empresa e incentivar e apoiar os subordinados na sua aplicação.
RESPONSABILIDADES
Os colaboradores devem pautar a sua conduta pelo cumprimento escrupuloso das leis e normativas aplicáveis à sua actividade, de acordo com as responsabilidades que lhes estão atribuídas, sempre com isenção, competência, rigor, zelo e transparência.
Usar o poder que lhes tenha sido delegado de forma não abusiva, orientado para a consecução dos objectivos da respectiva empresa e nunca a obtenção de vantagens pessoais.
Respeitar os valores da MVA e os princípios pautados neste Código, tantos nas relações internas, como nas externas.
Reportar quaisquer irregularidades susceptíveis de por em causa o desenvolvimento dos negócios ou o bom nome da MVA.
CONFLITO DE INTERESSES
Evitar situações susceptíveis de originar conflitos de interesse, intervindo em processos de decisão que envolvam directa ou mesmo indirectamente entidades com que colaborem ou tenham colaborado, ou pessoas singulares a que estejam ou estivessem estado ligados por laços de parentesco ou afinidade de qualquer natureza. Na impossibilidade de o fazerem devem comunicar às chefias respectivas a existência dessas relações.
Abster-se de exercer quaisquer funções profissionais extraordinárias, fora da MVA, inclusivé a utilização de bens postos à disposição para o correcto desempenho da sua actividade e que sejam pertença da MVA, sempre que tais actividades ponham em causa o cumprimento dos seus deveres enquanto colaboradores da MVA, ou em organizações cujos objectivos possam colidir ou interferir com os objectivos da MVA.
INTEGRIDADE
Não aceitar ou propor a terceiros ofertas, pagamentos ou outros benefícios que possam criar nos seus interlocutores expectativas de favorecimento nas suas relações com a empresa.
Os presentes recebidos de terceiros que excedam a mera cortesia ou um valor simbólico e comercialmente despiciendo, deverão ser comunicados ao responsável hierárquico, e recusados se indiciadores de expectativas de obtenção de favorecimento especial por parte dos ofertantes.
CONFIDENCIALIDADE E SIGILO PROFISSIONAL
Os colaboradores da MVA, mesmo depois de cessarem as suas funções, estão sujeitos ao sigilo profissional, em particular nas matérias que, pela sua objectiva importância, por virtude de decisão
interna ou por força da legislação em vigor, não devam ser do conhecimento geral.
Usar, no interior da MVA ou fora dela, reserva e descrição relativamente aos factos e informações de que tenham conhecimento no exercício das suas funções e respeitar as regras internas instituídas quanto à confidencialidade da informação.
Todos os dados pessoais recolhidos deverão ser processados de forma imparcial, legal, cuidadosa, de forma a proteger a privacidade de cada colaborador, e no estrito respeito pelas normas legais aplicáveis.
LEALDADE
Assumir um comportamento de lealdade para com a MVA, empenhando-se em salvaguardar a sua credibilidade e boa imagem em todas as situações, bem como em promover e garantir o seu prestígio.
BOA GESTÃO
Gerir a MVA, com transparência, criando condições de diálogo entre os sócios, sobre os objectivos, estratégia, análise de risco e avaliação de desempenho e na observância dos mais elevados padrões de gestão empresarial.
PROTECÇÃO E UTILIZAÇÃO DE BENS E RECURSOS
Assegurar a integralidade, a protecção e conservação do património físico, financeiro e intelectual da respectiva empresa, devendo os recursos disponíveis ser usados de forma eficiente, com vista à prossecução dos objectivos definidos na empresa, não os utilizando, directa ou indirectamente, em seu proveito pessoal ou de terceiros.
INFORMAÇÃO
Abster-se de divulgar informação considerada sensível ou de tal forma relevante, que pelo seu conteúdo possa ser susceptível de influenciar a negativamente a sociedade MVA no mercado.
TRANSACÇÕES PARTICULARES
Abster-se de participar ou manter quaisquer contractos ou transacções em condições diferentes das normais de mercado com entidades com as quais a MVA mantenha relações comerciais ou controladas pelos seus dirigentes, designadamente na negociação de empréstimos, obtenção de descontos, negociação de prazos de pagamento ou venda de bens ou serviços que possam interferir com relações institucionais ou comerciais entre as entidades e a MVA ou entre colaboradores da MVA e beneficiários das transacções e essas entidades.
RELAÇÕES COM A COMUNICAÇÃO SOCIAL
Não conceder entrevistas ou fornecer informações por iniciativa própria ou a pedido dos meios de comunicação sem prévia comunicação à Direcção da MVA e autorização por quem para tal tiver competência, nos termos da regulamentação interna, sempre que se trate de colaborador sem a qualidade de representante com poderes para emitir opiniões da MVA para o exterior.
COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO
Presidente Sócio Gerente.
Vogais Sócios
Responsável pela Qualidade
COMISSÃO DE ÉTICA E CONDUTA
MVA-Electrotecnia, Ldª.
Rua Inácio Duarte, 9-A
2790-226 Carnaxide
Carnaxide 20 de Janeiro de 2017